Skip to main content

92% dos profissionais certificados portugueses recomenda a certificação

Com as organizações, e o recrutamento, a tornar-se cada vez mais digital, competitivo e global, profissionais de TI de todo o mundo continuam a apostar na certificação técnica

10 November, 2022

Com a economia a tornar-se cada vez mais digital e o recrutamento em tecnologias mais competitivo e global, profissionais de TI de todo o mundo continuam a apostar em formação e certificação técnica para melhorarem as suas competências, o seu desempenho profissional e a sua empregabilidade.

Atenta às necessidades de qualificação dos profissionais portugueses, e das empresas portuguesas em manter a sua atratividade, a Rumos efetuou em março de 2022, um estudo em que procurou aferir a importância que as organizações e os profissionais portugueses dão às certificações técnicas, assim como identificar as áreas e os novos perfis emergentes de TI e de que modo os principais fabricantes de tecnologia estão a adaptar os seus percursos de formação e certificação.

Dos resultados desse estudo foi possível perceber algumas áreas em que as certificações técnicas são consensualmente reconhecidas, pelos benefícios que trazem tanto às organizações como aos profissionais certificados:

  • Produtividade: Quando os colaboradores completam estas certificações, a organização como um todo também sai beneficiada, tal é comprovado por diversos estudos internacionais e o estudo da Rumos não foge à regra. Mais de metade dos diretores e managers de TI inquiridos concorda com o facto de os profissionais certificados serem mais inovadores, eficientes, produtivos, que trabalham com maior qualidade e que conseguem realizar novas tarefas com maior facilidade.

 

  • Recrutamento: Atualmente, a aceleração da transformação digital tem tornado o processo de encontrar novos colaboradores mais complexo, por isso os recrutadores de TI começam a procurar outras valências nos perfis dos candidatos. Segundo as respostas ao estudo Rumos, os recrutadores portugueses consideram a certificação técnica como o segundo critério mais importante na avaliação de potenciais candidatos, apenas ultrapassado pela experiência profissional. Além disso, as certificações permitirem às organizações pouparem tempo e recursos na avaliação de candidaturas, assim como são uma garantia do nível de conhecimentos do candidato.

 

  • Evolução Profissional: Neste estudo, foi também possível apurar que os profissionais portugueses procuram soluções como a formação técnica por terem o intuito de ver o seu currículo profissional evoluir. Mais concretamente, 89% dos inquiridos demonstra vontade de melhorar o seu currículo como uma das principais razões para a certificação.

 

  • Valor da certificação: O estudo demonstrou ainda que a maioria dos portugueses certificados em TI mantém a confiança no valor da certificação para o desenvolvimento da sua carreira. Prova dessa confiança, é o facto de cerca 80% ter a intenção de renovar a sua certificação ou obter uma nova. Para além desta vontade de investirem em novas certificações, 92% dos inquiridos neste estudo recomendam a certificação técnica para quem quer iniciar ou progredir numa carreira TI.

 

Se és profissional de TI ou recrutador na área, vem descobrir todos os resultados deste estudo no e-book 👉 “Certificação em TI: Sim ou Não – A Realidade Portuguesa