Não deixes de fazer a tua candidatura
Este apoio é uma oportunidade não apenas para os profissionais que já adquiriram os seus cursos, mas também para profissionais que estão a explorar opções de formação.
Os candidatos ao Cheque Formação + Digital podem registar o interesse numa determinada formação a realizar e avançarem para a compra do curso só depois de terem a candidatura aprovada. A avaliação à candidatura feita pelo IEFP pode demorar até 30 dias úteis.
Com o Cheque-Formação + Digital aproveita até 750€ de reembolso e investe nas tuas competências digitais, seja na modalidade de formação presencial, live training (online síncrona) ou híbrida.
Candidata-te ao apoio com um curso da Rumos
O Governo português lançou recentemente o Cheque Formação + Digital, uma iniciativa que pretende promover o desenvolvimento de competências digitais, por forma a estimular a manutenção dos postos de trabalho, a progressão e a empregabilidade da população nacional. Este programa, direcionado a trabalhadores, independentemente do seu tipo de contrato, estabelece um reembolso de até 750 euros em formação em competências digitais.
A Rumos, enquanto entidade de formação certificada pela DGERT com oferta formativa nas áreas tecnológicas, reúne as condições requeridas das entidades formadoras para o Cheque Formação + Digital, estando preparada para fornecer as declarações necessárias ao processo de candidatura.
A candidatura vai atravessar dois momentos essenciais: o momento de apresentação de candidatura, em que o candidato vai precisar de submeter os documentos listados abaixo. A partir desta candidatura existirá um período de 30 dias úteis de avaliação pelo IEFP à mesma. Após esta avaliação, surge então o momento de encerramento de candidatura, onde o candidato deverá apresentar o comprovativo de pagamento do curso.
A decisão final de apoio é da exclusiva responsabilidade do IEFP segundo os critérios por eles definidos. A Rumos não tem qualquer influência no processo e não pode garantir o seu resultado positivo.
Como fazer a candidatura?
1. Escolhe o teu curso
A Rumos, enquanto entidade de formação amplamente reconhecida e vital no campo das tecnologia, e certificada pela DGERT, disponibiliza um amplo portefólio de cursos dentro das áreas que se enquadram com o apoio Cheque Formação + Digital, tais como Desenvolvimento e DevOps, Segurança e Privacidade, Dados e Analítica, Automação e IA.
2. Reúne a documentação necessária
Organiza todos os documentos de que necessitas para te candidatares ao Cheque Formação + Digital, tais como:
- Comprovativo IBAN
- Comprovativo de Não divida SS e AT
- Declaração compromisso de Honra (Anexo 1)
- Memória Descritiva (Anexo 2)
- Documentos relativos à ação formação, que poderás solicitar à Rumos: Anexo 3 (se se tratar de um curso por realizar) ou Anexo 4 (se se tratar de um curso já realizado)
3. Acede ao portal do IEFP
O Cheque Formação + Digital tem um regime de candidatura aberta. As candidaturas podem ser feitas através de formulário online, disponibilizado no portal do IEFP.
Cheque Formação + Digital vs Cheque Formação
Tem havido alguma confusão entre a medida Cheque Formação + Digital e o Cheque Formação, medida criada já em 2015.
Ambas apoios à formação, estas medidas são muito diferentes no que diz respeito a destinatários, processo e reembolso. Se procuras uma oportunidade para reforçar as tuas competências digitais e não sabes se te enquandras dentro de algumas destas medidas, consulta o documento que criámos para ajudar a clarificar as diferenças entre ambas.