Skip to main content

Estudo da Pearson Vue reavalia o valor das certificações em TI

A Pearson Vue, lider mundiais em certificação profissional, publica estudo “2023 Value of IT Certification | Candidate Report“,

14 June, 2023

Estudo-Pearson-Vue

Pearson Vue é uma das líderes mundiais em certificação profissional, detentora de centros de teste e parcerias em praticamente todos os setores e áreas geográficas, como é o caso da Rumos em Portugal.

Recentemente publicou o estudo “2023 Value of IT Certification | Candidate Report“, onde analisa as motivações e impactos da certificação TI nos indivíduos e organizações em todo o mundo*, lançando uma nova luz sobre as razões que levam os profissionais a procurar certificações, os benefícios que obtêm em termos pessoais e para a sua carreira, e também os benefícios para os seus empregadores. Este estudo traça também um comparativo com a anterior edição (2021 Value of IT Certification Report), realizada em plena pandemia. Fica a conhecer algumas das “descobertas” deste estudo:

  • Apesar dos principais desafios originados pela pandemia Covid-19 estarem já ultrapassados, o seu impacto é ainda muito real: 75% dos candidatos afirma terem sofrido grandes mudanças nas suas condições de trabalho, na sua maioria negativas, como ter de lidar cargas de trabalho mais pesadas, novas responsabilidades na mesma função, ou perda de emprego ou despromoções, e também mudanças de emprego para setores ou funções diferentes. Por outro lado, as inovações tecnológicas originadas pela pandemia, inicialmente consideradas como temporárias ou disruptivas, são agora a norma e tornaram-se fatores críticos de sucesso das organizações. Todas estas mudanças exigiram algum elemento de requalificação ou qualificação, impulsionando cerca de 65% dos candidatos e 55% dos seus empregadores a aumentar o seu investimento em qualificações TI.

 

  • As principais razões para perseguir uma certificação, contudo, não se alteraram nos 2 anos que decorreram entre as edições do estudo: desejo de obter conhecimento ou competências (47,3%), desejo de avançar ou ser promovido no trabalho atual (21,6%), desejo de melhorar o perfil profissional e currículo (15,4%). E os benefícios são visíveis: 80% dos candidatos com um objetivo específico para a sua certificação (seja aumento salarial, ser promovido, encontrar ou mudar de emprego, etc.) afirmam tê-lo obtido, para além de outros benefícios intrínsecos como mais confiança e determinação na realização das suas funções, maior respeito dos pares, ou mais satisfação e autonomia no trabalho.

 

  • Os candidatos não são os únicos a beneficiar da obtenção de certificações. As empresas empregadoras ganham colaboradores mais produtivos, com contribuições de maior valor, com maior capacidade de inovar, mais eficientes e produtivos, e também com maior capacidade de orientar e apoiar colegas de trabalho, contribuindo para uma melhoria da performance geral das equipas e empresa. A consciência destes benefícios pode explicar a razão do aumento significativo dos empregadores que passaram a pagar os custos de certificação dos seus colaboradores – de 47% em 2021, para 55% em 2023.

 

  • O perfil dos candidatos está também em evolução. Ainda que a grande maioria (74%) continuem a ser profissionais, as certificações começam a ser procuradas por uma população cada vez mais jovem, com um número crescente de estudantes a procurar certificações mesmo antes de terminarem os seus percursos académicos. A nível de representação de género, verificou-se uma evolução positiva na participação de mulheres versus homens, que aumentou 22% em 2022.

 

  • No top das áreas de certificação mais procuradas mantêm-se Cloud, Cybersecurity, Redes e Wireless, Segurança e Virtualização, com a área de Cybersecurity a ter o maior crescimento (de 7% para 12,8%). A par com a Cloud, é também a especialização que mais entrevistados planeiam investir no futuro.

 

Em suma, as certificações TI continuam a provar ser valiosas para os profissionais que nelas apostam. E talvez por esta razão eles próprios se tornam os seus principais embaixadores: 84% pretendem fazer nova certificação em 12 meses, e 89% recomendam a certificação a outros profissionais de TI.

 

Se estás interessado em colher os benefícios da formação e certificação TI, seja para ti ou para a tua equipa, a Rumos pode ajudar-te. Contacta-nos pelo info@training.rumos.pt , ou para questões especificas de marcação de exames para exames@training.rumos.pt .

 


* Pearson Vue “2023 Value of IT Certification | Candidate Report“: Estudo mundial, que analisa 21.700 respostas de candidatos a exames TI, provenientes de 176 países nas seguintes áreas geográficas de Asia-Pacifico, Europa e UK, Médio Oriente e Africa, América Latina, e América do Norte.