O bem-estar dos colaboradores como pilar do sucesso organizacional
08 November, 2023
Por esse motivo começa a ser comum nas organizações existirem profissionais de recursos humanos com a função de Happiness Manager e com certificações nessa área. Um relatório da CIPD indica que 70% dos profissionais de RH inquiridos indicaram que o wellbeing dos colaboradores é uma preocupação da liderança sénior das suas organizações.
Mas a que se deve esta crescente preocupação das organizações com o bem-estar dos seus colaboradores?
Investir no bem-estar dos colaboradores é um investimento na produtividade, na retenção (e atração) de talento e na redução do absentismo. Para além de que o wellbeing dos colaboradores tem ainda um impacto positivo ao nível do employer branding dado que um colaborador mais feliz e comprometido com a cultura da empresa, será com toda a certeza um dos seus melhores embaixadores
É importante que uma organização invista no apoio à Saúde mental dos seus colaboradores, ofereça opções de flexibilidade e estimule o tão falado Work-life balance, estimule o desenvolvimento de competências e dê abertura para a partilha de opiniões. Um colaborador que se sinta feliz na organização onde trabalha, que se sinta na sua segunda (muitas vezes, quase primeira) casa, é um profissional mais comprometido com os valores e cultura da empresa.
Compreender que se estivermos felizes e motivados, conseguimos exercer as nossas funções entregando o nosso melhor desempenho e assim reforçar o vínculo com a organização e com a sociedade é determinante para o sucesso na gestão de negócio.
Uma estratégia de sucesso passa por investir numa cultura organizacional em que o bom ambiente de trabalho estimule sinergias entre colaboradores e equipas de forma a atingir melhores resultados e maior destaque no mercado.
Quando os colaboradores se sentem integrados e protegidos na organização, isso leva a que se sintam mais valorizados e motivados a cumprir objetivos e aceitar novos desafios, "vestindo a camisola" da organização, e a sua entrega tem impacto nos resultados.
As organizações são feitas de pessoas para pessoas e no todo, todos contribuem para o sucesso, desde que para isso se sintam bem e comprometidos com o mesmo propósito.
“O principal ativo de uma organização são os colaboradores que nela acreditam.”
Artigo publicado no e-book Desafios e Oportunidades dos Recursos Humanos da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a 8 de novembro de 2023