Investir em profissionais de Cibersegurança é uma prioridade para as empresas
07 July, 2023
Contratar profissionais de Cibersegurança é cada vez mais importante para as empresas, especialmente em setores como as Tecnologias da Informação. O aumento das ameaças cibernéticas tornou a proteção dos dados e sistemas uma prioridade absoluta para garantir a integridade e a continuidade dos negócios nessas áreas. Nesse contexto, investir na contratação de especialistas em Cibersegurança qualificados é essencial para reforçar a segurança das empresas e mitigar os riscos associados às crescentes ameaças digitais.
Os dados avançados pelo relatório “Employment Outlook Survey” da ManpowerGroup, destacam Portugal como o país da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) que mais cresce em termos de perspectivas de contratação. Os empregadores nacionais avançam com uma projeção de mais de 27% em relação ao último trimestre, e 41% dos empregadores preevem aumentar as suas equipas no próximo trimestre.
O setor das Tecnologias da Informação é aquele que apresenta as intenções de contratação mais vigorosas em Portugal, com uma projeção de criação líquida de emprego de mais 44%. Atualmente, 87% das organizações de TI portuguesas relatam dificuldades em recrutar, o que, comparado com a situação global onde as empresas de tecnologia enfrentam uma escassez de talentos de 78%, indica que as dificuldades enfrentadas pelo setor tecnológico nacional estão ainda mais elevadas.
Ainda relativamente ao setor das TI, e de acordo com o estudo “Tech Talent Outlook” também da ManpowerGroup, 52% dos empregadores identificam a área de cibersegurança como uma das principais necessidades de contratação. Destacam-se as competências em AI e Machine Learning, com 34%, e o Suporte Técnico, com 31%. Estas áreas são consideradas prioritárias pelas empresas que procuram fortalecer a segurança digital, impulsionar a inovação tecnológica e garantir um suporte técnico eficiente. A procura por profissionais de Cibersegurança, especialistas em AI e Machine Learning e profissionais de Suporte Técnico reflete a importância de talentos altamente qualificados para enfrentar os desafios tecnológicos e garantir o sucesso dos negócios nos setores mencionados.
No que diz respeito às estratégias adotadas pelas empresas para enfrentar a atual necessidade de competências tecnológicas, a formação e a aposta nas competências dos seus profissionais, em conjunto com o recrutamento de novos colaboradores com as competências em falta, são considerados os principais pilares. As empresas reconhecem a importância de investir na capacitação dos seus funcionários, proporcionando-lhes oportunidades de formação e upskill para se adaptarem às necessidades tecnológicas em constante evolução. Estas estratégias visam garantir que as empresas estão bem posicionadas para enfrentar os desafios tecnológicos e aproveitar as oportunidades emergentes no mercado.
O Catálogo de Formação da Rumos está em perfeita harmonia com estas necessidades do mercado. A Rumos reconhece a crescente importância da cibersegurança no mundo empresarial e a procura por profissionais qualificados neste campo. Para dar resposta a esta necessidade, oferecemos um amplo portefólio de cursos que abrangem os diversos aspetos da cibersegurança, desde fundamentos até tópicos avançados. Colaboramos com várias software houses líderes neste sector, como a Check Point ou a Cisco, garantindo assim uma permanente atualidade e relevância das formações.
Neste Catálogo de Formação os profissionais encontram ainda as Academias Rumos, que garantem a sua preparação nos vários domínios tecnológicos, como a referida Cibersegurança, mas também Redes e Sistemas TI, Dados e Business Intelligence ou Desenvolvimento de Software. Com foco na formação hands-on, estão disponíveis tanto para profissionais que pretendam progredir ou reconverter as suas carreiras na área das TI, como para empresas interessadas em reconverter os seus colaboradores para áreas de maior impacto estratégico.