Transformação Digital – A quarta revolução industrial chegou
28 June, 2017
A quarta revolução industrial chegou e está para durar. O mundo digital está em constante mutação, evoluindo a uma velocidade vertiginosa e caminhando a passos largos para a Cloud.
Do nosso ponto de vista, para terem sucesso, os líderes empresariais devem acolher rapidamente a transformação digital, ou seja, novas formas de conectar pessoas, dados e processos por forma a agregar um maior valor para os seus clientes.
Como sabemos, a natureza do papel das tecnologias de informação nas empresas mudou fundamentalmente.
Evoluiu para um investimento crítico em qualquer empresa de sucesso quase independentemente da sua dimensão. Infelizmente, e em poucos casos, os investimentos em tecnologia básica em vertentes tais como a colaboração, e-mail, comunicações e/ou segurança, representam uma vantagem competitiva. Estes investimentos representam simplesmente o custo de realizar negócios.
No entanto, muitas organizações lutam para implementar os sistemas, processos de decisão, mecanismos de controlo e user experiences que tornam possível uma transformação digital completa e eficiente. As empresas devem transformar os seus “serviços analógicos” core nos seus equivalentes digitais. Esses serviços incluem por exemplo o ciclo de vida da informação ou conteúdos, comunicações, colaboração e mecanismos de controlo e segurança a estes relacionados.
“As empresas devem transformar os seus ‘serviços analógicos’ core nos seus equivalentes digitais”
É um facto de que a obtenção de serviços e/ou tecnologias que possibilitem uma plataforma de trabalho conjunto/colaborativo e bidirecional pode ser um desafio. No entanto, a adoção de Microsoft Office 365 representa, na nossa ótica, um passo concreto nessa direção.
Em 2008, a Microsoft criou e disponibilizou uma oferta básica de Software-as-a-Service denominada de BPOS – Microsoft Business Productivity Online Services. Este serviço incluía um conjunto de ferramentas de colaboração e mensagens, fornecidos como um serviço de subscrição, proporcionando às empresas recursos avançados, sem a necessidade de implementação e manutenção do software nas suas instalações. Quase uma década depois, esta oferta é agora denominada como Office 365.
“O grande conceito de implementação que aconselhamos aos nossos clientes prende-se com a visão SharePoint on Top”
A versão mais recente do Office 365 é um conjunto de produtos baseado na Cloud que fornece um caminho unificado e crítico para a transformação digital de uma empresa, através do acesso às melhores ferramentas de colaboração e produtividade, podendo tirar o maior proveito dos benefícios que as tecnologias oferecem para o dia-a-dia.
Qual o papel do SharePoint Online na Transformação Digital da sua Organização?
O SharePoint permite a simplificação de tarefas, automatização de workflows e integração de processos de negócio em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.
“Nunca esquecer o objetivo primordial da sua Transformação Digital: alinhar as tecnologias de informação com os processos de negócio da organização e seus objetivos estruturais”
Esta plataforma, com as suas constantes inovações, permite a gestão e partilha de conteúdos empresariais, know-how e apps por forma a proporcionar a construção de um workplace mais conectado, produtivo e eficiente
E agora? Próximos passos?
A Transformação Digital representa também ela uma Transformação Cultural na sua Organização. A nossa área de Produtividade & Colaboração tem implementado, com enorme sucesso, diversas Intranets Corporativas sob Microsoft Office 365/SharePoint Online que tipicamente usufruem de toda a stack de serviços providenciada pelo Office 365.
O grande conceito de implementação que aconselhamos aos nossos clientes prende-se com a visão SharePoint on Top ou seja, o SharePoint como o centro de todas as user experiences empresariais presentes no Office 365.
Tipicamente, aconselhamos os nossos clientes a possuir uma Intranet Corporativa como o “Tronco Comum” da sua Cultura Empresarial, redirecionando para as “Ramificações”, sempre que necessário, podendo estas ser Portais Colaborativos/Departamentais ou outros serviços empresariais disponibilizados pela plataforma. Desta forma, conseguimos iniciar a criação de workplace efetivo de colaboração entre todos os colaboradores da sua organização.
Nunca esquecer o objetivo primordial da sua Transformação Digital: alinhar as tecnologias de informação e o que de melhor podemos retirar da tecnologia com os processos de negócio da organização e seus objetivos estruturais.