Skip to main content

Fertagus reduz o consumo energético das viagens com o apoio da Rumos

Um projeto de Businesse Intelligence (BI) que permitiu racionalização dos consumos

23 January, 2017

Fertagus comboios

A Rumos Consulting iniciou em 2016 um projeto de Business Intelligence com a Fertagus – operador suburbano, que opera no eixo Norte-Sul, transportando diariamente cerca de 70.000 passageiros, num total de 148 comboios a circular aos dias úteis.

Na génese deste projeto, residiu a problemática comum às organizações que têm uma elevada taxa de esforço na recolha e análise de dados, para posterior transformação em informação célere e relevante, que apoie o processo de tomada de decisão.

ASSISTA AO VÍDEO DESTE CASO DE SUCESSO

O projeto teve como objetivo melhorar a eficiência do consumo energético das viagens ferroviárias, passando, numa primeira fase, pela implementação de processos de automatização de recolha de informação dos consumos das Unidades Quádruplas Elétricas (UQE’s), para posterior tratamento e análise dessa mesma informação.
 

A racionalização do consumo será feita, por um lado, a partir da informação recolhida sobre os consumos das UQE’s, que permitiu à Fertagus aperfeiçoar os procedimentos de condução dos maquinistas, e, por outro lado, através da regulação e manutenção dos sistemas.

Para 2017, e como resultado, a Fertagus espera uma redução do consumo energético da frota, de aproximadamente 5%.

Para desafios complexos, encontramos as melhores soluções

Estamos aqui para ajudar

Para desafios complexos, encontramos as melhores soluções