O Flex é uma estrutura de código aberto altamente produtiva e gratuita para a criação e manutenção de aplicações Web expressivas, implementadas de maneira consistente nos principais navegadores, desktops e sistemas operativos. Procura-se neste curso fazer uma introdução à sintaxe do ActionScript 3.0 ensinada no contexto do Adobe FLEX 3.
Destinatários
Programadores que queiram desenvolver as suas competências em Adobe FLEX.
Pré-requisitos
Para frequência no Curso de Flex é necessário que, os formandos, possuam conhecimentos de ActionScript 3.0.
Objetivos
O curso em Adobe Flex pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários para utilizar o Flex Builder no desenvolvimento de aplicações. Os formandos ficarão a conhecer o MXML e AS3 e a integração entre ambos, carregar dados externos de xml e webservices gerir eventos e interatividade numa aplicação. Terão ainda oportunidade de criar eventos personalizados, otimizar visualmente a aplicação com estilos e skins e desenvolver, a título de exemplo, uma aplicação de e-commerce.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
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- Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
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- Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
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- OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
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- Introdução ao Adobe Flex
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- Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
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- Introdução ao Flex
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- Gerir Eventos
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- Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
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- Usar View States para design de aplicações
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- Criar navegações na Aplicação
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- Personalizar a aplicação
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- Usar modelos de dados MXML e ActionScript
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- Troca de dados entre componentes
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- Criar Formulários
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- Acesso a dados XML com HTTPService
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- Mostrar dados usando DataGrid
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- Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
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- Compreender a sintaxe básica
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- Declarar variáveis e o seu tipo de dados
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- Usar operadores da linguagem
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- Trabalhar com dados compostos
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- Usar a classe ArrayCollection
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- Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
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- Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
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- Manipular dados String
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- Usar a classe Alert
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- Usar expressões condicionais e switch / case
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- Usar a classe Date
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- Trabalhar com interações (looping)
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- Separar e incluir ActionScript e ficheiros MXML
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- Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
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- OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
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- Introdução à terminologia OOP
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- Escrever uma definição de Classe
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- Declarar propriedades de uma Classe
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- Declarar métodos de uma Classe
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- Reutilizar código e usar Interfaces
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- Usar Classes e métodos estáticos
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- OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
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- Introdução ao Adobe Flex
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- Conceito de RIAs
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- Flex Builder e Flex SDK
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- Base de Desenvolvimento de RIAs
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- Compreender a estrutura de uma aplicação em FLEX
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- Introdução ao Adobe Flex
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- Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
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- Flex Builder e Flex Plug-In para Eclipse
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- Explorar o interface do Flex Builder
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- Criar um projeto: Criar a primeira aplicação
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- Usar o Debugging
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- Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
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- Introdução ao Flex
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- Criar uma aplicação simples de Flex
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- Inserção de elementos gráficos em Flex.
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- Utilização de Container´s no layout de uma aplicação Flex
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- O Container Panel e o Control Bar
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- Adicionar controlos de interface para o utilizador
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- Criar ligações entre componentes (Data Binding)
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- Estruturar uma aplicação com componentes MXML
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- Criar propriedades e métodos em componentes MXML
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- Introdução ao Flex
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- Gerir Eventos
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- Criar eventos usando ActionScript inline
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- Gerir eventos com funções em ActionScript
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- Colocação de funções de ActionScript em ficheiros externos
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- Conceito de Event Object
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- Implementação do método addEventListener
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- Adicionar controlos simples a uma aplicação
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- Gerir Eventos
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- Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
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- Utilizar Posicionamento Absoluto
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- Posicionar componentes dentro do Canvas
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- Construir um Constrained-Based Layout com o Design View
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- Construir um Constrained-Based Layout em MXML
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- Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
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- Usar View States para design de aplicações
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- Compreender e controlar View States
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- Compreender código MXML gerado
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- Criação de View Statescom componentes personalizadas
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- Usar View States para design de aplicações
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- Criar navegações na Aplicação
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- Compreender os Containers de navegação
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- Usar os containers:
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- LinkBar TabBar ViewStack TabNavigator Accordion
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- Usar o container ApplicationControlBar
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- Criar navegações na Aplicação
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- Personalizar a aplicação
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- Usar estilos de temas
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- Aplicar Behaviors a componentes
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- Aplicar transições a View States
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- Personalizar a aplicação
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- Usar modelos de dados MXML e ActionScript
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- Usar o padrão de Design MVC
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- Criar um modelo de dados MXML
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- Usar classes de ActionScript como modelo de dados
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- Definir um objecto como instância de ActionScript
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- Usar modelos de dados MXML e ActionScript
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- Troca de dados entre componentes
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- Limitações do Data Binding
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- Criar eventos personalizados
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- Enviar dados com eventos personalizados
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- Troca de dados entre componentes
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- Criar Formulários
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- Usar o Container Form
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- Partilhar dados de um a Formulário
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- Validators para validação de um formulário
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- Criar Formulários
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- Acesso a dados XML com HTTPService
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- Efectuar http Request com a classe HTTPService
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- Gerir resultados e erros
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- Efectuar pedidos HTTP a diferentes domínios
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- Acesso a dados XML com HTTPService
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- Mostrar dados usando DataGrid
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- Usar o controlo DataGrid
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- Especificar e formatar colunas DataGrid
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- Utilização de Item Renderers e Item Editors
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- Tile List e Horizontal List
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- Utilização de eventos em componentes baseados na List
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- Mostrar dados usando DataGrid